Arraial d’Ajuda é um distrito de Porto Seguro, localizado na Bahia. A pequena vila se caracteriza pelas suas praias paradisíacas, natureza exuberante e construções com um estilo único. Atrai turistas de todo o mundo e é considerada um ponto de encontro de escritores, músicos e artistas.
Batizado com esse nome de tradição cristã – branca – foi mais uma homenagem a Tomé de Sousa e aos primeiros jesuítas que aqui chegaram em 1549, com suas três naus: Conceição, Salvador, e Ajuda – que viriam a ser nomes da cidade e de suas primeiras igrejas Inicialmente chamado de Arraial de Nossa Senhora d’Ajuda, em homenagem à Santa Padroeira, aos poucos o nome foi sendo reduzido e, na criação legal do Distrito, ficou definitivamente Distrito de Arraial d’Ajuda. Não existem variações – somente a forma “Arraial d’Ajuda” é a correta. Hoje em dia, até em documentos da prefeitura encontramos o nome escrito erroneamente – Arraial D’ajuda. Na língua portuguesa, a preposição não deve ser maiúscula e sim o nome próprio, d’Ajuda. Em 25 de janeiro de 1984 foi fundada a Sociedade Amigos do Arraial de Nossa Senhora d’Ajuda. Isso comprova como esse era o nome utilizado formalmente na década de 80 ou anteriormente.
Igreja
A construção da Igreja de Nossa Senhora da Ajuda começou em 1550, pois os jesuítas só aqui chegaram no final de dezembro de 1549. Hoje é um local de encontro de fieis.

Turismo

A estrada para o rio Mucugê, mais conhecida como rua do Mucugê, é onde se encontra a maior concentração de lojas e restaurantes da região. O estilo arquitetônico, a variedade e o refinamento de seus estabelecimentos lhe renderam o apelido de “Rua mais charmosa do Brasil”. Ao final da rua Mucugê se tem acesso a Praia do Mucugê e a Praia da Pitinga.

Praias

Praia de Apaga-Fogo – É a primeira praia para quem chega de Porto Seguro via balsa. Nela alguns esportes náuticos como o Windsurf são praticados. Na maré baixa os recifes formam piscinas naturais
Praia de Araçaípe – Areia repleta de conchas. Está em frente a uma propriedade privada, a do Arraial Eco Parque, o maior parque aquático da América Latina, segundo o mesmo.
Praia dos Pescadores – Situada entre Praia do Mucugê e a Praia de Araçaípe. Esta localizada a 1 km do centro.
Praia do Mucugê – O mar é tranqüilo por causa dos recifes que formam piscinas naturais. Nela há barracas que promovem luaus em algumas épocas do ano.
Praia do Parracho – Praia com uma famosa barraca homônima onde há shows, carnavais fora de época, festas de universidades etc. Na maré baixa a larga faixa de areia serve para abrigar toda essa “galera”. Também é muito freqüentada por mergulhadores.
Praia da Pitinga – Uma das mais belas praias do Brasil. De areia fofa é um dos cartões postais do Arraial. Há um pedaço com barracas, logo no começo, sentido de quem vem da vila. Depois “desaparece” junto com as falésias e emenda com a do Taípe.
Praia da Lagoa Azul – Está localizada a 6 km do centro de Arraial d’Ajuda.
Praia de Taípe – De mar aberto é isolada por falésias de até 20m; mas apesar disso tem barracas de apoio e acesso de automóveis antes da ponte sobre o Rio Taípe. No centro da praia há a Lagoa Azul, cujas areias são ricas em silicato de alumínio (substância utilizada na indústria cosmética), que dizem ser ótimas para a pele.

Bairros

Na extensão do caminho que liga o centro Arraial d’Ajuda à Porto Seguro encontra-se o bairro Quintas do Arraial, também conhecido como Estrada da Balsa, mesmo nome de sua via principal. O Quintas do Arraial está localizado entre o mar e uma planície de inundação. É repleto de hotéis, pousadas, barracas de praia, condomínios, e casas de luxo. Há também um parque aquático um centro hípico e estabelecimentos comerciais.
O centro de Arraial d’Ajuda se destaca pelo diversos atrativos turísticos como restaurantes, bares, locais de interesse histórico. Destacando-se a Praça da Igreja, centro histórico onde está localizada a Igreja Matriz de Nossa Senhora d’Ajuda e diversas lojas de artesanato. Também a Bróduei, rua calçada com bares e lojas. E ainda a Rua do Mucugê, o principal atrativo turístico da cidade com restaurantes, bares, galerias de arte, dentre outros atrativos em um estilo único que fazem desta conhecida como “A rua mais charmosa do Brasil”.
Na extensão leste-oeste há um parque central que divide a cidade. Ao norte deste encontramos os bairros Sítio Dois Irmãos, Parracho, Sítio Panorama, e Novo Arraial. E ao sul estão os bairros São Francisco, São Pedro, Santiago, Villas do Arraial e Corais do Arraial.

Relevo

A atual cidade fica num planalto e numa planície. Geralmente cercada pela a Mata Atlântica e mangues. O rio da região é o rio Buranhém.

Veja algumas imagens da localidade